O Facebook anunciou o lançamento da sua plataforma social voltada para empresas, que funcionou em versão de testes durante um ano sob o nome de Facebook at Work e já conta com cerca de mil clientes.
O Workplace by Facebook é como se fosse uma versão profissional da rede social que pretende conectar todos os funcionários de uma empresa através do telefone celular. A novidade traz uma interface bastante semelhante a do Facebook, mas não tem publicidade e funciona com a possibilidade de integração com sistemas de TI das empresas.
A plataforma promete não colher os dados dos usuários. Ela também vai funcionar de forma totalmente independente do Facebook, onde o que for compartilhando em um não será mostrado em outro. Jogos, como o Candy Crush, serão bloqueados na nova rede social.
Em entrevista a Agência Efe, o diretor do projeto, Julien Codorniou, contou que a plataforma tem o objetivo de levar a interação do Facebook para o ambiente de trabalho. Além disso, serão oferecidos novos recursos como dashboards e métricas para análises internas das empresas. O objetivo é tornar a plataforma uma alternativa mais rápida do que o e-mail, o que significa se tornar um forte concorrente para o Slack e o Yammer, da Microsoft.
O serviço é independente do Facebook, embora funcione de forma similar, pois também conta com um mural, chat, transmissões ao vivo, grupos, traduções automáticas e ligações de voz e vídeo por IP. Integrada ao sistema tecnológico de cada empresa, a plataforma pode ser utilizada pelos sistemas operacionais iOS, Android ou por meio de um navegador.
Os preços do serviço serão definidos a partir do número de funcionários das organizações: US$ 3 por usuário ativo ao mês para empresas de até mil empregados, US$ 2 para as empresas de 1.001 a 10 mil funcionários e US$ 1 por usuário para as que tiverem mais de 10 mil profissionais.
As organizações sem fins lucrativos e as instituições educativas poderão utilizar o Workplace de forma gratuita. A fatura mensal dependerá do nível de uso. A empresa só pagará se seus funcionários utilizarem a plataforma. A rede oferece três meses gratuito de teste
Cerca de mil organizações já trabalham com a Workplace by Facebook, entre elas Danone, Booking.com, Starbucks, Oxfam e Save the Children. Além disso, a rede social iniciou um programa de colaboração com sócios para impulsionar a implantação da plataforma entre os seus clientes.