Neste artigo selecionei cinco motivos que podem estar atrapalhando o rendimento do seu negócio online. Vamos conhecê-los?
1) Mercado Saturado
É uma atitude arriscada investir em um ramo novo só porque conhece ou ouviu falar da existência de muitas pessoas lucrando com este negócio. Se o cenário é este, provavelmente já existem marcas consolidadas (com bom posicionamento no Google) com um público fidelizado. Para conseguir seu lugar ao sol será necessário investir muito dinheiro em divulgação e buscar algum tipo de diferenciação que o mercado dê valor.
Quantas loja online de roupas, perfumes, bijuterias, produtos de informática, capas para smartphones, cartões de visita, flores, você conhece? Muitas não? E empresas oferecendo serviços relacionados à seguro, pilates, música, inglês, culinária… Mais ainda!
Para saber como está a competitividade de um determinado setor use um velho conhecido: o Google. Faça uma pesquisa (de preferência durante a semana, no horário comercial) sobre o tipo de negócio que você quer abrir. Se encontrar três ou mais páginas repletas de resultados orgânicos e pagos, significa que a concorrência está bem acirrada.
Caso, mesmo assim, você queira investir em um empreendimento na área, busque formas de se diferenciar e se diversificar. E, claro, sem esquecer da divulgação!
2) O site é muito novo
Com frequência recebo emails e ligações de empreendedores impacientes pedindo para que eu analise o que está de errado com o site deles. Quando eu pergunto por que, na avaliação deles, o site está com problemas e, às vezes, escuto: “Por que o site está no ar há um mês e vendendo tão pouco?….”
Olha a cultura do “rápido, fácil e lucrativo” aparecendo aí de novo. Como em qualquer negócio, um site precisa de tempo, de amadurecimento. Principalmente, no caso de marcas novas que não são conhecidas e enfrentam a desconfiança do consumidor. Mesmo com campanhas de divulgação bem estruturadas, que levam tráfego qualificado para o site, é natural uma certa dificuldade no começo.
Faz parte do comportamento do internauta buscar informações adicionais sobre uma empresa que não conhece, principalmente se o produto ou serviço oferecido irá representar uma soma relevante de dinheiro. Portanto, é necessário ter um pouco de paciência. Mesmo que o site tenha seguido à regra toda a cartilha de um negócio online de sucesso, demora um tempo para que ele emplaque. Até porque, mesmo depois que o site começar a ter vendas, será necessário esperar um pouco mais até que ele comece a dar lucro, cerca de um a dois anos.
3) Empreendedor e os outros envolvidos no negócio nunca ou pouco atuaram no segmento
Acredite. Isso é bem comum, principalmente no caso de pessoas que possuem um emprego fixo e querem ganhar uma renda extra com um “bico digital”. Ouvem falar de um amigo, veem um anúncio ou leem uma matéria dizendo que abrir uma loja virtual de X ou Y é uma maneira fácil de ganhar dinheiro.
Então, essas mesmas pessoas assistem a vídeos sobre como criar uma loja usando o Magento (plataforma de comércio eletrônico), colocam os produtos à disposição e ficam esperando (sentados, porque em pé cansa) o dinheiro entrar. Só que eles nunca pesquisaram nada sobre o mercado. Nadinha de nada. Desconhecem os hábitos de compra do consumidor, sazonalidade, tíquete médio, etc. E daí quebram a cara.
O que eu recomendo é que, pelo menos, um dos sócios tenha conhecimento do setor. Se nenhum tiver, mãos à obra. Façam cursos, pesquisem, falem com pessoas da área. E quando se sentirem familiarizados, dominando o assunto, aí é chegada a hora de analisar se realmente vale a pena investir no negócio.
4) Produto ou serviço sem diferenciação
Outra ocorrência comum. Para se sobressair à concorrência, é necessário se destacar por algo que o mercado não ofereça em demasia. Caso contrário, o fator decisivo na hora da compra geralmente será o preço. Se todas as lojas oferecem exatamente o mesmo produto e a mesma qualidade de atendimento, vencerá aquela que oferecer o menor preço. Concorda?
Se você não conseguir vencer pela oferta mais barata, pense com carinho na diferenciação. Ser uma empresa especializada em um único serviço ou produto exclusivo é um fator de destaque. A imagem de empresa “especialista” conta muitos pontos para quem está em busca de qualidade e em bom atendimento.
5) Pouco ou nenhum investimento em divulgação
Invista constantemente na divulgação do seu negócio. Quanto? Quanto você puder investir! Pense fora da caixinha do “rápido, barato e lucrativo”. Ter uma empresa digital forte e operante requer investimento regular, principalmente em divulgação.
Tenha sempre reservado um percentual do faturamento para divulgação. A divulgação pode ser feita por diversos canais (on e offline), tais como email, demonstração do produtos em pontos de venda, vídeos, mídias sociais, estandes em feiras… O importante é impactar o público-alvo certo no momento adequado.
Economizar em divulgação costuma resultar na tal “economia burra”. A equação é simples: quanto menos investimento em divulgação, menor a quantidade de vendas, gerando menos faturamento. Dinheiro aplicado em divulgação não é custo, é investimento! Pense como um profissional.
Logicamente, o budget para esse fim precisa estar dentro da planilha de custos da empresa. Investir valores muito além da realidade financeira do negócio pode significar sua ruína.