Redes Sociais, Comunicação e Publicidade

Redes Sociais, Comunicação e Publicidade

A internet foi, sem dúvida, uma das maiores invenções do século XX. Através dela, foi possível reduzir distâncias, atravessar fronteiras e ter acesso a informações dos tipos mais variados. A criação das redes sociais acelerou ainda mais esse processo, pois a interação, a interconectividade e a possibilidade de criação de perfis online alteraram toda a estrutura da comunicação. A partir da troca de dados simultânea, é possível adquirir conhecimentos, conhecer pessoas e estar em lugares, ainda que virtualmente, que jamais se imaginou antes.

De acordo com dados coletados pela empresa Social Jumpstart, cerca de 2 milhões de vídeos são assistidos no Youtube e 700 mil mensagens são enviadas no Facebook por minuto. Para se ter uma ideia do quão grande é o poder de penetração desses sites, a rede de Mark Zuckerberg possui atualmente 845 milhões de usuários registrados. Se fosse um país, sua população seria a terceira maior do mundo. São números impressionantes, que refletem como a comunicação tem sofrido alterações.

A velocidade com que a internet – em especial as redes sociais – se popularizou foi espantosa. Em menos de um ano, o Facebook já possuía 200 milhões de usuários, e, em 9 meses, foram realizados 1 bilhão de downloads de aplicativos para iPod. Em toda a história da comunicação, nenhuma tecnologia conseguiu, com tamanha rapidez, atingir uma parcela tão grande da população.

A partir desses dados, já não é possível questionar o valor das redes sociais na comunicação. Assim, a publicidade não pode ficar de fora desse meio. As grandes marcas já estão criando perfis para interagir com os consumidores, criando clientes fiéis e que divulguem seu nome. No Brasil, a fan Page do Guaraná Antártica já possui mais de 4 e meio milhões de fãs, sendo seguido pela Skol, com cerca de 3 milhões. Cases de sucesso como essas mostram o quanto é importante ter um bom relacionamento com os clientes. Quando satisfeitas, as pessoas compartilham e mantêm um relacionamento de identificação com a marca.

O canal de comunicação online entre o cliente e a empresa é o meio mais eficaz de estabelecer um contato direto. De acordo com uma pesquisa feita pelo The Wall Street Journal, cada visitante passa cerca de 6 horas no Facebook. Assim, ele poderá receber informações de diversas fontes, sendo fundamental que o conteúdo das redes sociais seja relevante para o usuário, a fim de que ele compartilhe a publicação com seus contatos.

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