Quer uma verdade? Uma que você não quer ouvir?
Anote: A sua empresa é você e as pessoas que trabalham nela… Se são ruins, boas ou excelentes, são exatamente a qualidade da sua empresa.
Isso mesmo, pare de fugir, se enganar ou mentir para sua agência de publicidade. Sua empresa é o exato resumo da sua equipe. Da mesma forma com que os políticos no Brasil, são o resumo do nosso povo, nada mais, nada menos. A verdade é essa e pode colocar um #prontofalei
Se são bons, os melhores ou na média ruins, essa é a sua empresa. E quer saber de quem é a culpa? Não meu amigo, dessa vez não é da Dilma. Se você é o boss, a culpa é sua. Sim, totalmente sua. E antes de falar qualquer coisa… quem é que contrata? Quem treina? E quem decide quem sai ou fica? Tudo isso no final é responsabilidade sua.
Ai ai ai, e agora José?
Me fale da sua equipe:
Hora da verdade, como é sua equipe? Pode colocar uma nota de zero a 10, pode usar os melhores e os piores como exemplo, responda, como são?
Você sabe que uma equipe boa, vai ter sempre um bom resultado, bom pagamento e uma boa evolução no mercado, certo? E fique muito feliz com isso, pois se o time é bom, ele até vai vencer, mas nada de esperar algo ótimo. Os bons, são bons, mas os melhores é outra conversa. Entendeu?
Agora vamos voltar a sua equipe. Você consegue listar quais são as funções vitais da sua empresa? O que é fundamental para o seu negócio? E pode ignorar as demais atividades (Em 70% dos casos são desnecessárias ou existem para cobrir as falhas nas funções vitais).
Segundo, consegue avaliar cada uma das pessoas que atuam nessas funções? E nada de ser passional ou acreditar no bom e velho ele-vai-melhorar. Seja imparcial (quase cruel) que você vai encontrar apenas 3 tipos: Os realmente excelentes, os excelentes na função errada e o resto. Isso mesmo, pode colocar no mesmo bolo os bons, ruins, mais e menos… tudo é resto.
Entendido? Preparado para fazer a conta? Qual o resultado? Feliz ou Assustado?
Assustado deveria ficar eu ao saber quanta gente você está fazendo perder tempo na vida, realizando uma função na qual são ruins, ou pelo menos, não excelentes. #pensenisso
Quantos você realmente precisa?
Vamos falar de mais uma verdade. (sim, hoje tirei o dia para aterrorizar a sua cabeça)
Conte qual o % de pessoas você listou como o resto? Seja colegas ou funcionários, qual a verdade? Sua conta deu 30%, 50% ou 90%? Seja qual for, anote: metade dessas você precisa trocar por outras pessoas, metade você precisa demitir.
Isso mesmo, essa sua empresa é uma enorme vaca com muita gente mamando. Uns existem por que você precisa, outros por que você acredita e outros apenas para cobrir os erros dos demais. Um desperdício de tempo, capacidade humana e recursos, fazendo uma massa de descontentes.
E de quem é a culpa? Se você for o dono… (ok, não vou repetir).
Vamos cortar os Bons?
Pensando que tempo é um recurso caro e limitado, inclusive o seu (você vai morrer bonitão), vamos parar de gastar com quem não merece…. mate os ruins, planeje como vai demitir / trocar os bons e pense ainda no seu negócio funcionando apenas com aqueles poucos ótimos. Cada um em uma função realmente importante, fazendo o que gosta, e acima de tudo, bem feito. Não aceite nada abaixo do excelente. Estou falando de um grupo para você ter orgulho de trabalhar, ajudar e evoluir.
Sem mais desculpas, pare agora de manter aquela equipe com cinco pessoas que UM poderia fazer tudo e em muito menos tempo. Demita logo esse seus bons e invista em apenas um… o excelente. Seja rápido. Seja eficiente. Seja o melhor. (ou é você que vai parar na minha lista).
E para quem acha a ideia muito radical e precisa de alguns passos para ajudar, aqui vai um ciclo gradual 5 etapas para pode fazer todos os anos e manter sua empresa afiada e excelente:
- Primeiro conheça as funções vitais do seu negócio e defina quem pode assumir cada função (anote somente o que realmente importa).
- Segundo conheça a sua equipe e saiba quem é excelente (manter), quem tem potencial não utilizado (apostar), quando demitir os bons (planejar) e quem você vai demitir agora (ruins).
- Com equipe menor, use a competência de quem ficou para simplificar processos, reduzir a burocracia e investir em quem ficou e merece (na dúvida pergunte para eles o que precisam).
- Com equipe excelente e empresa simplificada, agora é a sua vez de exigir o melhor e nada menos que o melhor de cada um. Você tem lugares certos, com as pessoas certas.
- Para fechar, refaça esse ciclo uma vez ao ano. Chame isso de faxina produtiva.
Pronto. Pare de brincar com o tempo das pessoas, capacidade e principalmente incompetência. No seu time, busque os melhores, contrate os melhores e invista nos melhores. Quem estiver fora dessa lista é apenas uma questão de tempo para ser cortado.
Então… Vamos demitir os bons?
Aguardo seu comentário, ideia e opinião. #vamosconversar
Eu concordo que esse modelo de empresa em ter apenas os funcionários excelentes trabalhando nela e fazer uma faxina todo ano seria o ideal. Toda empresa teria qualidade no seu serviço prestado e todo profissional estaria sempre buscando aperfeiçoamentos (cursos e experiência) para se tornar excelente e continuar a ocupar seu lugar no mercado de trabalho. Porém é utópico.
Funcionários excelentes custam caro, e no fim das contas a unica coisa que importa para a empresa é: “Quanto esse sujeito está me custando” e não a qualidade do seu trabalho. E sempre esperam que encontrem um profissional excelente recebendo o salário de um profissional ruim (estagiário). Isto me lembra o post do “Analista das redes sociais.” Agora somem isso a burocracia brasileira e aos altos custos e impostos cobrados para ter um funcionário.
Lembramos também que demitir pessoas custam caro, muitas vezes a empresa mantém aquele mediocre lá por que sai mais barato do que demiti-la e pagar todos os seus direitos.
E quanto mais os “excelentes” se submetem aos baixos salários por “humildade” ou até mesmo por desespero em pagar as contas para garantir o pão nosso de cada dia, mais o mercado se prostitui e mais o “empreendedor” espera que isso se repita com o próximo a ser contratado.