Conteúdo de qualidade faz a diferença em projetos de SEO

Não é de hoje que o Google privilegia a experiência do internauta e valoriza a produção de conteúdo inédito e rico em informações. Mas, com as recentes atualizações de algoritmo, cada vez mais os blogueiros, webmasters e empresas em geral devem se preocupar em oferecer ao seu público o melhor conteúdo possível. Por isso, vamos ver neste artigo como produzir textos otimizados.

Fatores que devem ser levados em consideração

Em primeiro lugar, é importante frisar que não se deve escrever textos com foco único no GoogleBot. É claro que devemos respeitar regras que contemplem uma boa prática de formatação e que privilegiam a força que determinada palavra-chave tem em relação ao seu texto, mas o foco deve ser sempre o internauta! Com a recente atualização de algoritmo do Google, que alguns profissionais da área têm chamado de Google Pony, percebeu-se dois fatores que fazem a diferença em um projeto de SEO:

  • Produza imagens exclusivas, sempre que possível. O Google está privilegiando fotos inéditas;
  • Para valorizar o trabalho de quem escreve boas matérias, mas nunca ouviu falar em SEO, em determinados resultados, blogs simples, porém com excelente conteúdo inédito, estão ultrapassando sites que se consideravam estáveis nas primeiras posições da busca orgânica do Google.

Priorize conteúdos inéditos

A partir destas observações, alguns questionamentos foram colocados à prova, já que muitos blogs e portais de cultura, para citar um nicho como exemplo, recebem material de assessorias de imprensa ou distribuidoras. E quem não tem equipe ou tempo para produzir fotos inéditas a partir de material de divulgação recebido? Com o passar dos dias e semanas, vamos ver como o novo update de algoritmo vai se comportar em relação a isso, mas fato é que se você puder produzir imagens inéditas, isso vai proporcionar bons resultados no Google Images.

Em relação a textos, cada vez mais se faz necessária a produção de material inédito, bem escrito, sem erros de português e com uma formatação visualmente atraente, que faça o internauta querer ler a matéria até o fim e estimule sua participação, seja por intermédio de comentários ou por compartilhamento em redes sociais. O Google vê isso como votos! Se as pessoas gostam de uma matéria a ponto de compartilhá-la e indicá-la a seus amigos, é porque realmente esse conteúdo é bom! E o Google+ já é um fator de personalização de resultados que deve ser considerado, afetando inclusive resultados da Serp.

Como produzir textos otimizados

  • Escolha sua pauta com calma. Priorize assuntos que estejam na moda ou que os internautas costumam procurar. Pesquise nas redes sociais, no Yahoo! Respostas, em fóruns e no Google Discussões;
  • Alinhe os textos à esquerda. Pesquisas revelam que isso influencia na usabilidade do site e na experiência do usuário, pois exige-se menor carga cognitiva do leitor;
  • Escolha a categoria adequada ao seu texto. Uma matéria sobre maçã não pode estar na categoria de matérias sobre abacates;
  • Tenha uma palavra-chave foco e a distribua ao longo do texto, porém sem excessos. A densidade de keyword escolhida em relação ao texto já não é mais um fator tão importante, com a recente mudança de algoritmo do Google, mas, para fortalecê-la, a utilize no título da matéria, URL, lead (primeiro parágrafo) e call to action (chamada para a ação), pelo menos em um subtítulo (heading tag 2, de preferência), no alt das imagens e no title e meta description;
  • Utilize sinônimos da sua palavra-chave foco, e keywords semelhantes, ao longo do texto;
  • Respeite o limite de 63 caracteres para o title e 152 caracteres para a meta description. Faça com que sua meta description seja um call to action para o internauta que achar sua matéria pelo Google. O convide a ler mais sobre o assunto;
  • Use imagens, vídeos, infográficos, listas… Enriqueça visualmente sua matéria e faça o leitor permanecer na página;
  • Publique imagens leves, que não pesem no carregamento do site. Nem o Google e nem o internauta gostam de lentidão;
  • Não esqueça dos links internos e externos. É importante que seu site se comunique bem internamente e também é importante que você tenha um bom relacionamento na web, citando sites confiáveis, que complementem o que você está dizendo. Lembre-se que a spider do Google foi criada para navegar entre links, assim como faz o internauta. Você não vai perder relevância por citar links externos. Pelo contrário, vai ganhar força por ser bem relacionado;

Como produzir conteúdo otimizado SEO

Espero que tenham gostado e que essas dicas tenham tirado dúvidas sobre geração de conteúdo otimizado! Comentários serão bem-vindos!

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