Google Plus Influencia a SERP

Google Plus

Google Plus

Olá pessoal, para quem não me conhece eu sou o Fábio Pessoa e no final desse post vou deixar uma breve descrição minha.

Nesse post vou falar sobre como o Google Plus está dominando a SERP e outros produtos do Google. Vou começar com uma simples busca pelo meu nome, realizando a busca em 3 ambientes: Logado, Não Logado e com parâmetro PWS no Chrome.

Para quem não conhece o parâmetro PWS é uma busca personalizada, exemplo: “www.google.com.br/search?hl=pr-BR&pws=0&q=F%C3%A1bio+Pessoa”  Caso queria saber mais sobre busca personalizada, leia o artigo do meu amigo Frank Marcel que escreveu um posto na Mestre SEO sobre: Chrome SEO: Atalhos para Search Engines e Search Tools.

1 º Exemplo de Busca Logado

Página inicial do google logado

Notem que o primeiro resultado é meu site pessoal, terceiro meu Twitter e quinto o Google Plus, notem também que só em meu site eu dei +1, já no Twitter e Google Plus estão sem +1.

2 º Exemplo de Busca Não Logado

Página inicial do Google

Notem também que na página inicial do Google antes mesmo de logar já podemos notar a barra superior com fundo azul e a seguinte frase: “Clique aqui para começar a compartilhar no Google+”.

Agora vamos ver a busca não logado pelo meu nome:

Página inicial do Google não logado

Agora que fiz a busca não logado o Google mostrou o seguinte resultado: Em primeiro meu site pessoal e na quinta posição o meu Twitter. Totalmente diferente do resultado logado, no qual meu Twitter estava em segundo e agora ele é mostrado na quinta posição.

Notem também que nessa busca não foi exibido o botão de +1. Isso aconteceu pois eu estava no Internet Explorer, não precisa falar mais nada.

3º Exemplo de Busca com Parâmetro PWS

Página inicial do Google PWS

Notem que na busca personalizada o resultado muda totalmente, mantendo somente meu site em primeiro e tirando o meu Twitter da busca.

Outro fato bem interessante que eu não havia notado no Chrome e conversando com meu amigo Pablo Augusto, chegamos ao um entendimento que o Chrome ao realizar a busca com o PWS não exibe o botão de +1. Ainda não descobrimos o porque isso acontece.

No dia 1 de dezembro de 2011 por volta de 22h o YouTube fez uma grande mudança em sua página inicial, como vocês podem verificar na imagem abaixo.

Página inicial do Youtube

Uma nova interface semelhante a uma rede social, com timeline e menu lateral esquerdo. Em minha timeline os dois primeiros resultados foram “Seu amigo compartilhou no Google+”  com publicações de amigos que eu tenho adicionado no Google+. Já no menu lateral esquerdo, podemos notar atalhos para o Google+ e até mesmo para o FaceBook.

Até o momento que escrevi esse post não tive tempo de testar, mas parece que o YouTube está totalmente integrado com o Google+, um detalhe interessante é que agora podemos ver estatísticas do vídeo. Antes disso já era possível dar +1 em propagandas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.