Blogs corporativos devem ser estratégicos, e não apenas para cumprir agenda

Blogs CorporativosBeira a redundância, mas a diferenciação é o que pode dar destaque a algo. Não digo a mera diferenciação. Mas a diferenciação estratégica, pensada, planejada e executada em consenso, em conjunto, embasada de fato.

Refiro-me aqui especificamente aos blogs corporativos (ou organizacionais). Fazendo pesquisas, não necessariamente direcionadas a esse assunto, acabei descobrindo uma série de blogs de empresas que dão a entender que não têm critério nenhum de pauta, de edição, de propagação, de mensuração de resultados etc.

Detenho-me aqui à estratégia de conteúdo para esses blogs. A impressão que me dá, em muitos casos, é que os conteúdos são inseridos apenas para cumprir agenda, pegando uma notícia genérica (ou aquela que a blogosfera inteira postou), replicando artigos de um site referência (às vezes até sem dar o crédito), ou postando coisas que não trazem nenhum valor para o usuário.

Para quem trabalha com marketing digital, já parece até clichê a pesquisa de mercado, de público-alvo, mas é incrível como, frequentemente, essas premissas básicas não são levadas em consideração para o planejamento e manutenção de um blog, assiduidade do usuário e engajamento deste por meio do conteúdo que realmente vá lhe fazer a diferença, do conteúdo que dá diferenciação para aquela empresa/marca.

Identidade e identificação: a velha relevância

Os blogs não devem ser encarados pelas empresas como meros repositórios de conteúdo; o conteúdo tem de fazer sentido, tem de ter a identidade da marca e identificação com o usuário.

Não é aceitável ter blog apenas para dizer que tem, apenas para “mostrar” que a empresa/marca está dentro do esquema de marketing digital vigente.

É preciso atenção especialmente porque o que uma marca não pratica com e pelo seu blog, a outra pode estar praticando e ganhando competitividade, presença e relevância por estar fazendo o trabalho direito, se preocupando em passar experiências além do produto ou serviço que comercializa.

Se não for para fazer parte de uma estratégia maior e efetiva de marketing, é melhor continuar só no offline, apenas fazendo o velho discurso de venda.

O básico da teoria para blogs corporativos e profissionais

Comece a pensar – ou repensar – e planejar o blog corporativo perguntando para os clientes, mesmo offline, quais os assuntos, questões que estes gostariam de acompanhar, de saber mais, que seriam úteis ou agradáveis de acompanhar por meio das postagens.

Faça questionários no site, lance questões nas mídias sociais, elabore concursos e promoções, suscite a participação e colaboração dos internautas, sonde colaboradores/funcionários com aptidões para colaborar com esse canal online, forme uma equipe, eleja um coordenador, e, juntos, organizem, ponham em prática, depois levantem as deficiências, promovam melhorias, levantem os resultados. É um ciclo contínuo – não tem como ser diferente.

Se nada disso surtir efeito é porque seu público não está na internet – o que é praticamente impossível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.