A nova FanPage é um novo canal para as marcas gerarem engajamento

No dia 08 de março estive na palestra realizada pela agência Ideia S/A – Agência de Mídias Sociais, na ESPM-RJ. A palestrante foi com a Fabíola Pinheiro, Global Marketing Solutions Manager do Facebook Brasil. Ela fez uma apresentação da rede social com alguns números e sobre a nova página para as marcas.

Segundo Fabíola, o que vai fazer a diferença na rede não serão as ofertas, mas o relacionamento com o consumidor e novos aplicativos na página. “O essencial é que quando uma marca se conecta com uma pessoa ou a pessoa curte a FanPage e começa a receber informação, sempre que ela faz um engajamento com a marca, uma grande parte dos amigos vão ver, é o que chamamos de um boca a boca em escala” declara.

O que chama a atenção foram os números apresentados. Dos 845 milhões de usuários, o Brasil em dezembro de 2011 contava com 37 milhões de usuários com contas ativas. Segundo Fabíola Pinheiro, se o Facebook fosse um país seria o maior do mundo e em relação ao engajamento. Hoje, o Brasil é um dos países mais sociáveis do mundo. Veja abaixo os números:

1) 12 milhões de usuários mobile no Brasil;

2) 206 amigos por usuário é a média de amigos dos brasileiros contra 120 média global;

3) 51% dos brasileiros fazem login todos os dias, sendo que 500 milhões de logins são feitos diariamente no mundo;

4) No mundo são cerca de 460 milhões de interações por mês, desde comentários em fotos até um like na foto de um amigo.

5) São  2 milhões de check ins por mês;

6) 250 milhões de fotos via up loads, tornando o maior banco de fotos do mundo;

7) Total de 1,6 bilhão de comentário ao mês.

Não foi a toa que o Facebook introduziu três novas soluções para as marcas e empresas. Com a nova Timeline foram lançadas 3 soluções para serem usadas em conjunto e alcançar resultados de negócios:

1 – Nova Página

2 – Reach Generator

3 – Premium

“Se existe alguma marca ou empresa que tem medo de entrar e ser criticada, essa marca provavelmente já está sendo criticada. (Comerciante americano que usa a fanpage do Facebook como seu melhor canal com os clientes).

Facebook Pages from Strike Anywhere on Vimeo.

Nova Página: Para contar a história da sua marca e gerar engajamento.

A nova página do Facebook fica mais interessante e muito mais rica com a possibilidade de personalização. A marca interage com o  consumidor, existe um diálogo. A maneira que a marca se expressar, sua identidade poderá ser melhorada com os  recursos, por exemplo: foto da capa, cronograma página e posts diários.

A proposta do facebook é que as marcas alcancem e interajam com o seu público tanto na web, no celular ou em outros dispositivos mobiles, respondendo de maneira rápida e pessoal as empresas.

Reach Generator: Uma forma de gerar engajamento e se comunicar regularmente com seus fãs.

Serviço criado para que a marca ou empresa certifique-se que os fãs veem suas histórias. É um “always on”, um pacote de soluções que torna mais fácil o envolvimento  de cerca de 75% dos fãs com conteúdo significativo na página. A marca se concentra na criação de conteúdo atraente em sua página, enquanto garante que seus fãs leiam as histórias que estão contando. A proposta do Facebook é de que ao postar conteúdo relevante em sua página, o sistema automaticamente o distribui para seus fãs.

Reach Generator

Premium on Facebook: Para partilhar as suas mensagens mais importantes para o seu público-alvo.

A forma mais impactante para distribuir conteúdo no Facebook: Serviço pago. Segundo Fabiola Pinheiro, o preço não é fixo e pode custar a partir de R$ 20 mil, além de gerar 3 vezes mais ROI e CTR.

O pacote mais recente,  permite que a empresa se envolva e influencie as pessoas nos lugares de maior impacto no Facebook: à direita homepage, no feed de notícias do desktop ou do celular e  opcionalmente a experiência de log out. Esse serviço somente pode ser contratado diretamente com o Facebook.

Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.