Hoje em dia é necessidade de qualquer empresa aparecer nos resultados de pesquisa dos buscadores e não tem como falar em buscadores sem mencionarmos o Google. Por isso fica a pergunta que muitas empresas e blogueiros fazem: Como aparecer no Google?
Com a URL da sua página em mãos, precisamos verificar se o Google consegue acessá-la. É muito importante esse primeiro diagnóstico.
Acredito que fazer essa revisão antes de publicar sua página na internet se faz necessário para todos, pois ninguém está livre de erros, até mesmo para os profissionais de SEO mais experientes.
Formas de Bloquear uma Página do Google
É importante primeiro conhecer as formas de bloquear o conteúdo do Google para identificar se não existe nenhum problema de acesso.
Robots.txt
O robots.txt é um arquivo de texto que fica localizado na raiz do servidor (ex: www.site.com/robots.txt) é um protocolo com diretrizes de indexação para os buscadores. É necessário que você verifique se não existe nenhuma regra na qual não permita a indexação da sua página.
Meta Tags Robots
Outra maneira de impedir que o Google indexe o conteúdo do seu site é com a inserção da meta tag robots dentro da seção <head> do seu HTML
<META NAME=”ROBOTS” CONTENT=”NOINDEX, NOFOLLOW”>
Esse tipo de tag é comumente utilizado em sites que estão em desenvolvimento, e já vi muitos vezes pessoas esquecerem de eliminar esse tag após o lançamento do site. Vocês já pode imaginar a dor de cabeça da empresa tentando identificar por quê o site não aparece no Google.
Para ter certeza que você não está bloqueando sua página do Google, você pode utilizar algumas ferramentas para enxergar como o Google vê o seu site.
Como o Google está visualizando sua página
É importante visualizar como o Google está enxergando sua página, para que o mesmo conteúdo que você está entregando para usuário seja o entregue para o buscador.
Através da ferramenta SEO-Browser é possível selecionar o User-Agent Googleblot e verificar se existe algum problema com sua página.
Outra informação importante a observar é o código de resposta do servidor para sua URL, no caso o código HTTP ideal é o 200, que significa que não há nenhum problema com sua página.
Estrutura de Navegação
A estrutura de navegação do site está ligada diretamente na forma como a internet funciona e totalmente relacionado com a base do algoritmo do Google. As páginas da internet se relacionam entre si através de links e é justamente essa ligação entre elas que permite a navegação do crawler do Google pela internet.
Então, tenha em mente que para sua página ser encontrada pelo Google, ela precisar ser referência em alguma outra página, afinal, o título daquele livro “Ninguém é uma ilha” é algo que se aplica também no funcionamento da web.
Eu recomendo todos a assistirem esse vídeo produzido pelo Google que explica como o sistema de busca deles funciona.
Como Indexar sua página no Google
Agora que já vimos como identificar se não existe nenhuma impossibilidade para o Google visualizar sua página e nem encontrá-la, precisamos auxiliá-lo para acelerar o processo de indexação da sua página.
Você deve cadastrar o seu site na Ferramenta para WebMasters do Google, este local é o principal canal de comunição entre o Google e os Webmasters.
Neste caso você pode criar um arquivo chamado sitemap.xml listando todas as URLs que você deseja que o Google as enxergue. O arquivo deve estar dentro do seu site e este arquivo deve ser enviado através da área de Sitemaps conforme figura.
Só lembrando que o envio do sitemap não é garantia que sua página será indexada, porém é um dos sinais para avisar o buscador de que ele deve visitar determinada URL.
Você também pode enviar uma única URL através deste formulário do Google: http://www.google.com.br/add_url.html
Outros sinais fortes que podem auxiliar o Google decidir se irá indexar sua página ou não, são referências em outros sites, no caso, links externos.
Como verificar se sua página aparece no Google
Se você já seguiu todas as dicas acima, está na hora de verificar se seu site está aparecendo no Google.
Uma maneira simples de verificar é utilizando o operador especial de pesquisa do Google, “site:”, basta jogar o seu endereço com este operador e verificar.
Outro método é copiar um trecho de texto da sua página e pesquisá-lo no Google, porém a primeira maneira é mais certeira.
Uma última dica que eu dou é que tenha “Paciência”, o Google pode sim indexar sua página no minuto seguinte que a URL for publicada só que isso depende de diversos sinais, por isso se você fez tudo certo o segredo é ter paciência e aguardar.
Só não confundam indexação com posicionamento, o fato do seu site estar aparecendo no Google não significa que ele ficará bem posicionado.