Para quem nasceu depois de dos anos 90, o conceito da palavra crise não é muito comum. Mas para pessoas como eu, que já passaram por algumas crises econômicas na vida, sabemos que um dos sinônimos de crise é mudança. Ao meu ver, crise é um sinônimo da palavra mudança, e também uma oportunidade real para o desenvolvimento do seu negócio ou carreira.
Crise é a forma como você encara o momento atual. É o que determina o seu futuro e pode ser um divisor de águas na sua carreira, e em outras partes da vida das pessoas. Neste exato momento, dezenas de empresas estão caçando talentos em marketing digital pelo mercado, e sabe o quê estão achando? NADA.
Muito, mas MUITO mesmo tem se falado sobre a carência de profissionais no mercado de Marketing Digital. Já há alguns anos, este quadro atual recorrente dentro do mercado está acarretando em uma explosão de ofertas e de remuneração para os profissionais de marketing digital.
Segundo pesquisa realizada recentemente pela empresa Page Personnel, os salários fixos dos profissionais de marketing digital estão 40% maiores se comparados ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo a pesquisa, os profissionais em início de carreira tiveram a maior valorização no marketing digital por ser uma área nova e carente de profissionais qualificados.
Sim, existem milhares de vagas abertas muito difíceis de se preencher em empresas de norte a sul do Brasil. Uma das principais reclamações das empregadores é a dificuldade para o preenchimento de vagas mais qualificadas. Algumas vagas passam meses em aberto sem que se consiga encontrar o profissional com o perfil adequado, o que muitas vezes acaba impedindo que novos projetos sejam iniciados.
No caso dos especialistas em marketing digital, como os profissionais de marketing de busca, web Analytics, email marketing, mídias sociais e outros, o problema está na falta de qualificação. Muito conhecem as ferramentas como SEO, Google AdWords e Google Analytics, mas poucos dominam realmente essas importantes ferramentas da área de marketing digital.
O que eu exigiria se fosse contratar alguém neste momento:
– Curso superior completo ou em andamento em marketing ou propaganda;
– Experiência profissional anterior, estágio ou similar em marketing ou agências;
– Fluência na língua inglesa, escrita e oral;
– Uma ou mais certificações Adwords;
– Perfil social ativo e com histórico de curtidas e compartilhamentos dos seus posts
Salário: R$ 3.500,00 CLT
Como você pode aumentar a sua empregabilidade:
– Mantenha o seu currículo atualizado;
– Mantenha e atualize diariamente um BLOG ou Vlog de qualquer assunto, foco em volume e alcance.;
– Mantenha um perfil social pessoal relevante, foco nas curtidas e compartilhamento dos seus posts;
– Participe de comunidades e fóruns especializados de marketing digital, seu futuro empregador pode estar lá;
– Se for procurar emprego, não fique enviando CV para todo lado, escolha alvos específicos;
– Sempre procure se reciclar e expandir seus conhecimentos dentro da sua área de interesse. Invista em cursos, seminários, palestras, workshops, mesas redondas, além da leitura de livros e revistas especializadas em marketing digital.
Visão de mercado para 2030
Todas as profissões relacionadas às áreas de tecnologia irão continuar com forte demanda pela próxima década. Então, é hora de encarar um mundo GEEK ser “expert” em tecnologias já deixou de ser um estigma social, as “mina pira” em um moleque esperto GEEK e com dinheiro no bolso.