Falta de estratégia é um dos grandes erros no MKT Digital

Estamos vivemos em um cenário altamente promissor para os negócios conectados ao meio digital. De acordo com um relatório divulgado na semana passada pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), o número de usuários da Internet já é de 3,2 bilhões no mundo. E a maior parte destes usuários vivem em países em desenvolvimento, ou seja, para cada pessoa que more em um país desenvolvido, há dois nos países emergentes.

A UIT também divulgou dados referentes à internet móvel. Se em 2000, eram 738 milhões de assinaturas de conexão móvel em todo o mundo, passaram a ser 7 bilhões, em 2015. Segundo a entidade, essa é a forma de acesso mais ampla e que atende a mais gente. Os planos 3G, por exemplo, cobrirão 69% da população mundial ao final de 2015.

Mas será que todo empresário ou gestor sabe aproveitar bem esta oportunidade? Infelizmente, não. Por esse motivo, entrevistei para o Digitais do Marketing alguns profissionais do mercado brasileiro para responder a esta simples, porém complexa questão: “Quais os principais erros de Marketing Digital cometidos pelas pequenas e médias empresas?”

Neste primeiro artigo vamos nos concentrar no primeiro erro que pode levar qualquer empresa ao fracasso: a falta de um planejamento estratégico.

Deveria ser claro que o primeiro passo para se obter sucesso em qualquer negócio é definir os objetivos de sua estratégia comercial, certo? Entretanto, essa não é a realidade para muitas empresas, principalmente de pequeno e médio porte.

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Segundo Rodrigo Chagas, gerente de Marketing Digital da EAD Unicesumar, as PMEs costumam cometer erros de planejamentos nas ações nos meios digitais porque não definiram seus objetivos macro e, muito menos, a definição dos Kpis (indicadores-chave de desempenho). “Um exemplo prático disso são as ações realizadas dentro do Facebook. Empresas investem grandes quantias para alavancar a quantidade de ‘curtidas’, porém não conectam essas ações com o objetivo da empresa. E o empresário pode ter a falsa sensação de que o marketing digital não traz resultados”, afirma o gerente da Unicesumar.

A falta de um planejamento estratégico também é o principal erro que leva a uma condução errada das campanhas de marketing digital, de acordo com Guga Alves, sócio-fundador da Agência Wattz. “Trabalho diariamente com pequenas e médias empresas e percebo no dia-a-dia que muitas empresas querem se destacar no cenário digital sem possuir um planejamento sólido. Quando isso acontece, sempre começo lá na agência com a criação de um quadro de modelo de negócios para melhorar o entendimento dos clientes. Isso também ajuda no planejamento do marketing digital”, explica o especialista em marketing digital.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) disponibiliza em seu site um modelo de negócios com um visual atraente e informações de fácil entendimento. Clique aqui e acesse o Quadro de Modelo de Negócios.

Na opinião de Thales Fuzetti, diretor de Negócios da agência Neurona. o marketing digital já é uma tendência tão forte que as PMEs acreditam que vão resolver os seus problemas de vendas somente através de ações digitais via website, e-commerce, mídias sociais e anúncios patrocinados. “O que a maioria das empresas esquece é que existe um investimento (não um custo) para planejar e fazer acontecer um bom projeto de marketing digital, como a contratação de bons profissionais para se adquirir consistência e resultados”, ressalta o executivo da Neurona.

Entretanto, é preciso deixar claro que antes de fechar negócio com uma agência especializada em marketing digital ou gastar uma grana em anunciar em redes sociais, empresários e gestores devem entender que todo negócio para ter sucesso e não fechar em poucos anos deve definir sua estratégia, seus objetivos, seu público-alvo e o direcionamento que a marca deve seguir nos próximos anos.

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