O ano de 2015 foi intenso para o Marketing Digital com muitas mudanças nas plataformas de publicação, nas redes sociais, com a chegada de novos ambientes e aplicativos. Enfim, novidades e mais campos de atuação e aplicação. Para os profissionais da área tudo isso requer atenção e dedicação. É preciso revisar estratégias e adequar os planos a esta realidade.
Tendo em vista o cenário atual, considero alguns pontos fundamentais para o Marketing Digital em 2016:
1. Storytelling: conte uma história verdadeira. Ou várias. No marketing de conteúdo empatia é fundamental e só com conteúdo real, de histórias reais, haverá maior engajamento;
2. Mídia: mídia continua sendo muito importante, mas é preciso usar os formatos de forma mais ousada, nova, diferente. O cliente pede números como entrega, então vamos entregar MAIS se o uso da mídia for mais inteligente;
3. Vídeos: Periscope e Snapchat são redes de vídeos que subvertem tudo o que existia até agora. Conteúdo ao vivo e/ou com tempo determinado para visualização. Se os temas são bons o engajamento é ainda maior do que nas redes anteriores;
4. Conteúdo rico: aqui englobo o ponto anterior. Vídeos, infográficos, e-books, material exclusivo e etc são grandes aliados do marketing digital. Mas, atenção: a originalidade e qualidade são fundamentais: o usuário está atento a isso também!
Uma das coisas que eu mais gostaria que acontecesse em 2016 é a conscientização do que os números querem dizer, de fato. Likes e seguidores não geram ROI sozinhos. Um like na publicação não é, necessariamente, sinônimo de engajamento (até porque tudo isso é manipulável). Engajamento requer outras análises e os relatórios devem entregar isso para os clientes.
Se tivermos paciência para construir bons conteúdos e relações mais duradouras com os clientes os resultados de marketing digital para 2016 serão incríveis!