Um dos assuntos mais comentados da última semana foi a nova funcionalidade do Facebook: as pessoas agora podem incorporar (embed) os vídeos postados na rede social em sites de terceiros. O recurso já está disponível e permite que os usuários tenham acesso ao código HTML apenas do vídeo e não de toda a postagem, como acontecia até então. Basta clicar na seta no canto superior direito de publicações que contenham vídeos, selecionar a opção “Embed Video” ou “Incorporar Vídeo” e copiar o conteúdo.
Essa funcionalidade já estava disponível para posts e fotos, mas não para vídeos e pode ser um grande aliado do Facebook. Com o lançamento desta nova função, a rede social de Mark Zuckerberg pretende conquistar ainda mais o alcance de seus vídeos e ganhar a liderança dos vídeos online, lugar ocupado hoje pelo YouTube.
“O Facebook apresenta hoje uma das melhores plataformas para publicação de vídeos. A possibilidade de segmentação e de publicação de vídeos com diversos objetivos: como efetuar compra, branding, e visualizar outros vídeos, por exemplo, tornando a plataforma extremamente eficiente”, destaca Luis Paulo, sócio-diretor de Marketing da agência M2BR, parceira autorizada do Facebook para cursos no Rio de Janeiro.
A rede também está mudando a maneira como os usuários interagem com notícias nos sites dos veículos. Muitos sites de notícias agora exigem um login do Facebook para comentar em uma notícia com objetivo de diminuir a quantidade de “trolls”, ou seja, a postagem realizada por algum perfil falso.
Além disso, em breve os aplicativos irão facilitar a vida dos usuários na hora de compartilhar publicações no Facebook, Messenger e Groups com um novo Share Sheet, mas ainda não foi informado quando esse recurso será lançado.
Vídeos panorâmicos
De acordo com o portal G1, uma outra novidade que vem por ai é que o Facebook dará em breve suporte a vídeos panorâmicos. Porém, como a extensão das imagens excedem os limites do tocador de mídia, os usuários terão de utilizar o cursor do mouse ou os dedos para direcionar qual o ângulo deseja ver. Desta maneira, os chamados “vídeos esféricos” ampliarão a abertura da imagem para 360 graus. Este é outro recurso que foi implantado recentemente pelo YouTube.