Facebook limita acesso de apps em dados de usuários

Facebook adiciona novas funcionalidades para páginas mobile (Foto: Reprodução Google)

O Facebook adotou uma nova versão da Graph API com o objetivo de aumentar o controle e a privacidade dos usuários, restringindo os dados que aplicativos integrados ao Facebook podem acessar. Uma das mudanças mais significativas é que a partir de agora um aplicativo não poderá mais obter a lista de amigos dos usuários.

A Graph API é o canal de comunicação que aplicativos utilizam para acessar os dados do Facebook. Quando o usuário joga Candy Crush ou acessa o Instagram, por exemplo, é por meio da Graph API que esses aplicativos obtêm suas informações e publicam as postagens.

Na nova versão 2.0 da Graph API a lista de amigos fica inacessível. Mesmo que o usuário autorize o aplicativo a acessar a sua lista de amigos, o aplicativo só vai receber uma lista contendo os amigos que também possuem o aplicativo e que já autorizaram a obtenção da lista.

A mudança é boa para a segurança dos usuários, mas há muitas reclamações por parte dos desenvolvedores. A nova API exige que os profissionais de determinados aplicativos obtenham autorização do Facebook para receber certos dados. Em nome da segurança e da privacidade, as mudanças concentram ainda mais as informações no Facebook, que não tem de lidar com restrição alguma.

Facebook testa ferramenta de busca de sites dentro do próprio aplicativo

Outra novidade do Facebook é que a rede social está começando a testar um motor de buscas que permitirá a pesquisa de artigos na internet dentro do próprio aplicativo móvel. A ferramenta, intitulada “Add a link”, foi percebida no início desde mês por alguns usuários do aplicativo para iOS e confirmada recentemente pelo Facebook.

facebook-ios-app

A novidade tornará as pesquisas em sites de busca totalmente dispensáveis para os usuários que precisarem procurar por alguma notícia e quiserem publicá-la em sua linha de tempo. Por enquanto, a nova funcionalidade do Facebook ainda está em fase de testes e liberada apenas nos Estados Unidos.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.