A estratégia de SEO precisa garantir a satisfação do leitor com o conteúdo e, principalmente, com a navegação

Chegar a um público segmentado de acordo com as suas expectativas depende das estratégias utilizadas para otimizar o seu site ou blog nos motores de buscas, como o Google, por exemplo. E as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que melhoram o posicionamento nos resultados orgânicos desses mecanismos, mudam constantemente, assim como no mundo da moda, que também tem as suas tendências.

Passado o carnaval que, para muitos, significa o início do ano, é hora de falar sobre como alavancar o posicionamento nos sites de pesquisas em 2017 e manter uma vantagem competitiva dentro do mercado. Para isso, é necessário ter um site responsivo, com carregamento de página rápido, com relevância e qualidade do conteúdo, palavras-chave ideais, tagueamento, entre outras práticas.

Apesar de estarem consolidadas há muito tempo, elas são muito importantes e estão sempre sendo reformuladas. E estão todas ligadas a experiência do usuário.

Com isso, a estratégia de SEO precisa garantir a satisfação do leitor com o conteúdo e, principalmente, com a navegação. Afinal de contas, é através dela que o usuário chega até a leitura do site, não é mesmo?

Segundo a agência de websites Protofuse, da Flórida, Estado Unidos, pelo menos 90% das pessoas que fizeram pesquisas no Google,  em 2014, clicaram só em resultados que apareceram na primeira página.

Então, levando isso em consideração, se você quer atrair cada vez mais visitantes para o seu blog, é preciso ficar muito atento às tendências para se posicionar nos primeiros lugares dos mecanismos de busca. Confira algumas estratégias para ter um excelente resultado:

Técnicas de SEO são fundamentais para melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos (Fonte: Free/ Pixabay)

Relevância no conteúdo

Além de se preocupar com as URLs, palavras-chave e tagueamento, investir em conteúdo de qualidade é uma estratégia essencial para reter e consolidar clientes e ainda faturamento para o seu negócio. O conteúdo é um KPI (Indicador-chave de Desempenho) para o SEO, uma vez que traz autoridade e tráfego para o site.

Para criar um material relevante, pense na sua persona. Identifique quais são as necessidades dela e faça pesquisas sobre ela, pois quanto mais você a conhece, mas você será capaz de convertê-las às suas campanhas.

O tamanho do texto também influencia nas buscas. A média dos conteúdos que aparecem nas primeiras posições era de cerca de 2.500 palavras, de acordo uma pesquisa realizada pela SerpIQ, em 2012.

Além disso, ofereça opções para aprofundar o conhecimento do seu leitor. É preciso apresentá-lo a algo novo, que agregue valor a ele. Levante novas questões para fugir da mesmice. Busque fontes atuais e confiáveis para produzir um conteúdo genuinamente interessante para encantar o seu público.

Marca pessoal

A marca pessoal é a essência para garantir mais sucesso nas campanhas de SEO. Essa característica faz com que cada indivíduo seja único. E é essa marca que passa a credibilidade aumentando o engajamento, a confiança e a autoridade de um site.

Todos esses fatores geram mais tráfego para a página. Portanto, para o crescimento de um negócio online é fundamental trabalhar a marca pessoal dele.

Experiência do usuário

Não podemos deixar de falar da experiência do usuário. Cada vez mais, a correria do dia a dia não nos permite perder tempo em sites pesados e que demoram a carregar.

Pensando nisso, muitas páginas estão mais ágeis e simples facilitando a navegação dos visitantes. Não deixe que a sua fique de fora dos buscadores, que estão bem atentos a isso.

Para que seu blog seja facilmente acessado pelo usuário e fique no topo do ranking em 2017, deixe-o otimizado para dispositivos móveis. Deixá-lo com carregamento instantâneo também é uma boa estratégia, pois a cada dia as pessoas estão utilizando menos desktops e mais celulares para navegar na internet.

Pesquisas

Por último está a mensuração, que talvez seja um dos mais importantes itens. É através da análise da jornada de uma lead que você descobre o que seu público quer em cada etapa do funil.

Mas não adianta criar estratégias de SEO sem investir em planejamento de ações, mensuração de KPIs e definição de métricas. Também é fundamental entender como funcionam os mecanismos de buscas para elaborar uma estratégia assertiva.

Agora que já viu algumas tendências de otimização para o ranqueamento nos portais de busca, não perca tempo e otimize seu site de acordo com as práticas de SEO.

É especialista em produção, redação e edição de conteúdo para web freelancer, copywriting e repórter no jornal O Globo. É graduada em Jornalismo com dez anos na área de Comunicação Social atuando nas mídias online e impressa e em rádios. É autora do projeto Criatividade em Rede, com a missão de ajudar as pessoas a encontrarem soluções criativas por meio de conteúdo relevante.