A economia brasileira está passando por um momento difícil. Segundo fontes oficiais, 7,9 milhões de brasileiros estão desempregados. A região com a maior taxa de desemprego é o Nordeste com 9,6%. É em momentos difíceis que a genialidade costuma aparecer mais. E esse é o melhor momento para que a “lampadazinha” da criatividade brilhe nas mentes das pessoas para que as portas das oportunidades sejam abertas.
É indiscutível que hoje uma das melhores setores para inovar é o da tecnologia. A internet é um dos canais da tecnologia mais fáceis de empreender por oferecer muitos serviços que possibilitam a geração de receitas.
Você, caro leitor, pode ter uma loja virtual com ou sem produtos próprios através dos MarketPlaces ou shoppings virtuais. A sua loja virtual pode ser uma franquia de lojas maiores ou espaços onde você venda seus produtos sem ser exatamente em uma plataforma própria.
Também é possível gerar receita através de publicidade em canais como Vlog (Vídeo Blog) e/ou blog através de ferramentas de publicidade. Quanto melhor o conteúdo, mais acessos o blog terá e, consequentemente, mais receita será gerada. Ainda existem muitos outros meios, quanto mais você buscar, mais oportunidades aparecerão.
Inovar não é fácil. Mas tentar é a melhor saída que temos. Não caia na armadilha de pensar que o seu empreendimento dará certo a curto prazo porque, na maioria das vezes, não dá. No empreendedorismo tem um verbo específico chamado “pivotar”. O termo é derivado do inglês to pivot (“mudar” ou “girar”) e significa uma mudança radical no rumo do negócio.
Quando um modelo de negócios não é validado e precisa ser modificado, pode até ser modificado totalmente. Meu conselho é: inove, empreenda e principalmente, não tenha medo de pivotar.