Quem vai divulgar esse meu Facebook?

Divulgar Facebook

Divulgar FacebookPronto! Isso mesmo, pode contar para todo mundo. A sua fan page criada, o conceito é bacana, conteúdo cool, super referências… tudo suuuuuper bacana. Primeiro passo, done! Mas e agora? Quantas pessoas curtem tudo isso? Quantos fãs você já tem? Qual é o número?

Falar de engajamento, conteúdo conceitual e relacionamento é super bacana. Mas para quem? Quantos? Como você faz tudo isso? Sendo direto, me dê seus números… #simplesassim

E anote, menos de 5 mil, o que você tem é um perfil, não uma Fan Page. Acima de 10 mil, temos uma fan page. Mais de 50 mil, agora você pode realmente dizer que tem um canal para relacionamento, gerar valor em social commerce para converter vendas.  A pergunta é… como fazer?

Se você tem verba para investir:

Nem precisamos falar muito, com mídia ou dim dim, a resposta é  anúncios pagos. Pode deixar todo o resto para segundo plano. Anuncie, anuncie e anuncie. Use banners, divulgue posts bacanas, rede de influência, e tudo mais que você preferir. A dica é usar o CPC (custo por click), jogue sua verba e faça tudo CRESCER. #simplesassim.

 Agora, como fazer sem verba?

Entenda como não ter verba tudo que for menos menos que R$ 5 mil para investir na rede. Para isso, anote essas 5 dicas práticas do que você pode ou deve fazer para fazer a rede andar.

  1. Primeiro saiba usar o seu site. Nada de limitar em ícone e link. Estou falando Gadjet de conteúdo e o link do curtir com total de seguidores em todas as páginas. Se possível, na home com destaque para o mais interessante (e notícias não é interessante). Pense em citar presentes, lançamento ou clube de descontos. Seja claro, crie desejo no link, faça o site ser um gerador de fãs.
  2. Você tem outras redes sociais? Então use. Crie uma frequência de posts, assuntos e enquetes para linkar seu público aos posts do Facebook e gerar fãs. Pode ser via Twitter, Pinterest, Blog, Youtube ou Linkedin. Pense em usar o conteúdo da página como forma relevante para divulgar.
  3. Outro passo é usar o coletivo. Por exemplo, incluir seu link em grupos e relacionar conteúdo em fóruns é bacana, mas usar Blogs ou outras fan pages é bem melhor. Faça o seguinte, com um pouquinho de investimento, selecione um produto ou conteúdo bacana e invista para gerar buzz.
  4. Você tem equipe? Isso mesmo, equipe, pessoas, funcionários ou time? Você tem? E o que você faz para eles ajudarem a sua marca? Eles acessam a sua página, compartilham e marcam curtir curtir e curtir? Não? Mas o que você está fazendo para incentivar isso? Rola um prêmio mensal? Um bônus por fãs ou mesmo uma festa para comemorar os 100 mil fãs? Eu conheço muitas, mas muitas grandes empresas que tem mais funcionários do que fãs. Isso sim é um #totalfail
  5. Por fim, anúncios pontuais e realmente efetivos. Você criou uma promo, um super desconto ou concurso, essa é a hora de investir um pouquinho para gerar buzz e fazer esse conteúdo bacana multiplicar. Se você não tem muitos tiros, saiba quando realmente atirar.

Pronto! Agora sem mais desculpa. Você tem página + fãs.

E eu fico aqui aguardando seu comentário e um #consegui depois dos seus primeiros 10 mil fãs…

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi Iuri, tudo bem? Gostei de sua matéria. Se me permite, gostaria de fazer duas perguntas.

    1. No item 1, quando diz “usar seu site”, refere-se realmente ao site e não a fan page, correto? Isto é, gerar conteúdo que gere interesse para as pessoas curtirem sua fan page… é isso?

    2. Saberia me dizer se o Facebook limita pessoas para curtir a Fan page, quando não se investe no link patrocinado.

    Obrigada.
    Darci.

    • Oi Darci, tudo bem?

      Sobre o item 1, mais do que isso.
      Conteúdo relevante todo mundo faz (ou tenta fazer). O que você precisa é mostrar de forma clara, por que quem acessa seu site, deveria curtir sua page. Qual a razão? Como falei, conteúdo é basico, você precisa achar o seu algo mas nesse marasmo sem sal.

      Sobre limite, não existe. Pode acelerar que o que rolar rolou.
      Inclusive, Blogs são parceiros super bacanas para ações conjuntas rápidas que geram um volume bacana.

      Mas por favor, CRIE coisas bacanas. Meu Like tem mais o que fazer. =)

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