O profissional de Mídias Sociais, além das diversas funções que executa no dia a dia, como monitoramento, geração de relatórios, pesquisa de boas imagens e criação de posts, tem ainda outro desafio: produzir conteúdo.
Para atrair o maior número de seguidores e “likes”, criar um conteúdo de qualidade, que provoque interesse no público e gere compartilhamento é essencial. E não só isso. É necessário também que este conteúdo resulte no que sua empresa pretende alcançar, ou seja, possíveis consumidores e clientes.
Antes mesmo de pensar em um bom conteúdo para a fanpage do seu cliente, é preciso fazer um planejamento. Pensando nisso, desenvolvi um roteiro de como se criar uma linha editorial para redes sociais:
- Crie um plano de pautas para você mesmo, de acordo com o calendário anual, datas comemorativas e a linha de negócio do cliente;
- Estipule objetivos: o que a marca pretende passar ao público?
- Trace metas: onde a marca quer chegar? Em quanto tempo?
- Analise seus concorrentes: o que eles estão fazendo?
- Qual é o público-alvo e qual a faixa etária que pretende atingir?
- Decida a linguagem a ser utilizada.
- Verifique os infográficos com as melhores horas para posts.
- Crie um manual para produção de conteúdo: o que falar e não falar na internet?
- Crie uma identidade: tipo de conteúdo, tom da mensagem, periodicidade, interação e demais fatores que vão constar no seu guia.
Lembrando que “praticar” é palavra-chave para chegar à perfeição.
Analise como os seus usuários estão reagindo e o que estão comentando sobre a sua marca e seus concorrentes. E não se esqueça, esse ambiente é dinâmico e versátil. Seja o mais breve possível, pois apesar de grande parte dos usuários permanecerem por muitas horas nas redes sociais, eles não se interessam por leituras extensas, a não ser que a introdução do post leve o internauta a outro link relacionado ao assunto, despertando sua curiosidade.
Em suma, as melhores introduções despertam o interesse do seguidor e geram compartilhamentos, o que resulta na compra do produto apresentado ou na solicitação do serviço oferecido.
Para dar continuidade na geração de conteúdo de qualidade, o recém criado blog Escola de Conteúdo oferece dicas de produção de conteúdo para as principais redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Além disso, abastece os leitores com informações pertinentes sobre gerenciamento e administração de blogs profissionais e corporativos, ou seja, blogs empresariais ou blogs de nichos específicos que não possuem ligações diretas com empresas. Você pode acompanhar eles também no Facebook /escoladeconteudo
O que percebo nas várias fan pages de minha empresa é que postagens curtas e que sejam extremamente voltadas ao publico são as mais compartilhadas.
Mas agora falando sério o que da mais compartilhamentos MESMO são aquelas mensagenzinhas em fotos, falando de times, fotos de mulheres(desculpe mas é verdade) e tal, este tipo de mensagem segundo meus dados com mais de 20 fan pages é o que da mais compartilhamentos.
E isso se explica pelo motivo das redes sociais, as pessoas estão nas redes sociais para relaxar e não para ficar falando sério.
Quando você vai a uma festa para relaxar com seus amigos, você não quer ser o chato que fica falando de trabalho.
Intercalar durante o dia postagens simples e engraçadas com o conteúdo mais voltado para o publico do seu nicho é uma estratégia que vem funcionando pra mim.