Em 2015 presenciamos o fenômeno Periscope, uma rede social com alto engajamento por se tratar de lives (vídeos ao vivo) com interação através de chats. Neste ano também percebemos o crescimento acelerado do Snapchat (vídeos e fotos de até dez segundos) com uma sacada de bom humor e mostrando os seus bastidores, além da liberação do posts patrocinados no Instagram.
Tudo isso nos trouxe a certeza de que os vídeos vieram para ficar e que eles devem ser usados de forma estratégica para gerar leads e fidelizar clientes e seguidores. Além disso, o Facebook também fortaleceu esta tendência trazendo novos recursos voltados para o vídeo.
Para 2016 acredito que o vídeo ganhará ainda mais espaço nas redes sociais. E eu incentivo fortemente que você crie vídeos curtos para falar com sua audiência nos mais diversos canais.
Caso você ainda não tenha aderido o Snapchat, creio que este seja o momento de fazer seguidores nesta rede. Ele é o queridinho do público jovem e ainda vem ganhando espaço entre os mais velhos.
Um dica legal é fazer pequenos vídeos sequenciais criando um história (isso traz bastante engajamento com o público). Mostre os bastidores da sua empresa, dos seus projetos, do seu trabalho, etapas de produção do seu produto, dicas para o seu nicho de mercado. Pesquise a sua audiência para saber o que eles querem de você.
Siga a pegada bem-humorada desta rede usando filtros propostos dentro do aplicativo. Faça C.T.A. (call to action), ou seja, chamada para ação nas suas postagens diárias para engajar ainda mais com seus seguidores.
Outra dica é convidar seus seguidores, clientes e fãs de outras redes sociais para te seguir também no Snapchat. Esta é uma das maneiras de ver sua audiência crescer a cada dia.
Se quiser mais dicas de Snapchat, siga @educacaodigital. Nos vemos por lá!